terça-feira, 11 de novembro de 2008

Primeiro post

A notícia da Folha de S. Paulo de hoje, 11 de novembro, em "Cotidiano", motiva o primeiro post deste blog. Triste motivo de começar, aliás. O lead diz que o Tribunal de Justiça de São Paulo deixou de qualificar 2 crimes de violência sexual como hediondos, e, em um dos casos, inclusive, o criminoso teve sua pena abrandada.

Não vou discutir juridicamente o que significa a palavra hediondo. Vou afirmar que é preciso eliminar toda forma de machismo que se expressa mundo afora, toda prática de opressão das mulheres, de violação ou alienação de seu próprio corpo, de controle, de subjugação. É inadimissível que haja conivência - sim, conivência - com a violência contra as mulheres. Porque quem não combate a violência é aliado dela. Não dá pra não ter essa radicalidade ao falar desse assunto.

Não podemos nos habituar à ausência e nem podemos aceitar que os crimes contra as mulheres sejam considerados crimes "comuns", ou "menores". Porque, o mínimo, é que eles sejam compreendidos dentro de um sistema que, na sua integralidade, estrutura a desigualdade. E violência sexual é parte fundamental disso.

Um comentário:

Unknown disse...

ola, aqui é o arthur (presidente da UPES) o comentario naum tem nada a ver com o texto, mais é só para avisar conheci seu blog hoje, mais tenho a certeza que te conhecendo como conheço em breve poderei chama-lo de "nosso", é bom ve-la escrevendo em breve emitirei algumas opniões até mais ver e boa sorte!!!