quinta-feira, 12 de março de 2015

Eu vou pra rua

Nesta sexta-feira 13, eu vou para a rua.

Vou me sentindo em casa, porque eu sempre estive nela e ela sempre esteve em mim. Nas ruas, eu já estive para resistir, para exigir avanços e para comemorar vitórias. Já apanhei da polícia, já tomei chuva, gritei incontáveis palavras de ordem, abracei, corri, senti medo e alegria.

Vou com a consciência tinindo, porque tenho opiniões e ideias de solução para os problemas que todos sentimos. Não é de hoje que afirmamos que a Reforma Política é fundamental para oxigenar o sistema político-eleitoral brasileiro e para combater a corrupção e a privatização da política. Só não entendo por que a massa cheirosa indignada não chega a essa brilhante conclusão. Não sei se o que querem mesmo resolver o problema. Parece que não.

Vou porque eu votei na Dilma para aprofundar as mudanças de paradigma econômico e inversão de prioridades, não para retroceder à política econômica do adversário derrotado e birrento. Vou pra rua rejeitar as políticas de ajuste fiscal e as MPs 664 e 665, que querem flexibilizar direitos conquistados a duras penas pelos(as) trabalhadores(as).

Vou porque eu também morri em cada pessoa morta, torturada desaparecida num triste passado recente que alguns teimam em querer nos fazer esquecer justamente pelo apreço e falta de vergonha que sentem por sua participação naquilo. Vou porque a democracia é nossa essência, e as ruas ardentes são a prova disso. Vou para defender a democracia como quem defende a própria vida, para que não me matem outra vez.

Vou porque eu acho uó essa indignação seletiva de gente que tá #xatyada com o esquema que vem sendo desmantelado na Petrobras, mas não fica triste com as dezenas de CPIs natimortas em SP, com a impunidade de certos processos de corrupção em Minas Gerais, com o coronelismo que segue manipulando, violentando e até matando gente Brasil afora, em pleno século XXI.

Eu vou pra rua com muito amor e convicção. O ódio, meus amigos e amigas, nunca foi um bom conselheiro. Deixa a gente meio irracional, sabem?


Nenhum comentário: