quarta-feira, 18 de março de 2009

Nota da UNE

À Presidência Nacional do Partido dos Trabalhadores;
À Secretaria Geral Nacional do Partido dos Trabalhadores;
À Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores.


A União Nacional dos Estudantes tem sua trajetória marcada pela defesa da Universidade Pública e da educação como um direito de todos e todas. Também é fortemente presente na nossa atuação, ao longo da história, o diálogo com questões para além da educação que afetam a vida do povo brasileiro.

Atualmente, uma onda conservadora se levanta contra as mulheres, buscando criminalizá-las e controlar seu corpo e sua vida. Entre os representantes dessa opinião no Congresso Nacional, estão Luís Bassuma (BA) e Henrique Afonso (AC).

Esses deputados federais buscam impor sua crença religiosa sobre todos, ignorando a premissa de Estado laico que deve orientar a intervenção daqueles e daquelas que lutam por justiça, igualdade e solidariedade.

Por isso, a UNE apóia a iniciativa tomada pelo Partido dos Trabalhadores, ao qual ambos os deputados são filiados, de questionar sua atuação contrária à legalização do aborto (e a favor de intensificar a criminalização) em comissão de ética, a fim de apurar seus procedimentos e dar o tratamento cabível. Também nos solidarizamos com as mulheres do PT em sua luta em defesa da coerência com os princípios feministas presentes no discurso e no histórico militante do próprio PT.

Reafirmamos nossa posição contra a criminalização das mulheres e pela legalização do aborto. Repudiamos a tentativa de instalação de CPI no Congresso Nacional para ampliar a perseguição às mulheres.


União Nacional dos Estudantes
São Paulo, 07 de março de 2009.

Nenhum comentário: