quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Transbordar e ser grande

Mais poesia.

Fernando Pessoa sabia das coisas. Abaixo, um poema de Ricardo Reis, e um trecho de um (longo) poema de Álvaro de Campos. Pra mim, tratam de intensidade. Eu gosto da intensidade, é como uma verdade ampliada, exposta pra quem quiser ver. Autêntica. Bonita, porque plena. E como tal, não tem um lado só. A beleza da intensidade é o céu e o inferno dela mesma.

"Multipliquei-me, para me sentir
Para me sentir precisei sentir tudo,
Transbordei, não fiz senão extravazar-me,
Despi-me, entreguei-me
E há em cada canto da minha alma um altar a um deus diferente."

(trecho de "Passagem das Horas", de Álvaro de Campos)

"Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda brilha,
Porque alta vive."

(poema de Ricardo Reis)

Nenhum comentário: