quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Outro caso de desmonte das políticas para mulheres

O prefeito de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre/RS, é do PT, mas num gesto importante, contrariou o que o partido defende em dezenas de resoluções políticas: um organismo de políticas para as mulheres nas administrações municipais.

Viamão tinha uma coordenadoria de mulheres, mas o prefeito Alex Boscaini acaba de extingui-la para tratar “desse tipo de coisa” numa Secretaria da Cidadania, onde se penduram as políticas que não precisam ou não merecem um organismo autônomo, com orçamento e estrutura para elaborar, articular e implementar.

Combater as vergonhosas desigualdade que há entre homens e mulheres, construir política pra garantir a autonomia das mulheres, tem que ser tarefa de Estado. A esquerda pensa assim, me parece. Uma pena estar havendo esse fato lastimável em Viamão. Não sem resistência das mulheres de lá, que conquistaram a coordenadoria bravamente, sabem da realidade difícil com que convivem (índices altos de violência contra a mulher, por exemplo) e ainda têm sido ignorada – e mais! – desqualificadas pelo prefeito, que chegou a deixar desalojada a coordenadoria, para garantir que elas sairiam do espaço físico que ocupam na prefeitura.

Abaixo, a nota de repúdio registrada por elas:

Repúdio ao extermínio da Coordenadoria da Mulher em Viamão/RS

Nós, Mulheres de Viamão, que conquistamos a Coordenadoria da Mulher em nossa cidade, estamos expressando nosso total repúdio à atitude extremista/machista do prefeito Alex de exterminar com a Coordenadoria da Mulher.
Em um município onde a violência doméstica contra a Mulher é crescente, os números de casos vem alarmando a sociedade e tornando nós Mulheres cada vez mais insatisfeitas com relação à garantia dos nosso direitos, nos indigna a postura do prefeito em desmantelar a Coordenadoria da Mulher, orgão responsável pela execução das políticas públicas para as Mulheres e, principalmente, referência na cidade e em nível nacional na prevenção da violência doméstica.
Além de nos desrespeitar, desrespeita o Legislativo, pois desconstrói um espaço legítimo das Mulheres criado por luta e garantido por Legislação.
Somente vereadores e vereadoras covardes, machistas e autoritários aceitarão rasgar esta lei que criou em nossa cidade um instrumento tão importante em defesa dos direitos da Mulheres que é o caso da Coordenadoria Municipal da Mulher.
Informamos que pelo fato do Movimento de Mulheres e certamente toda a cidade ser surpreendida com esta ação autoritária do prefeito, nós Mulheres da Movimento Civil Organizado de Viamão iremos ingressar no Ministério Público contra esta decisão arbitrária do Sr. Alex.

Nenhum comentário: