sexta-feira, 11 de julho de 2014

Uma maldição paira sobre a Seleção Alemã

A Alemanha nasceu saudável, loirinha e com uma habilidade incrível para lidar com o objeto esférico que se convencionou chamar bola. Forte, facilmente se antevia que se portaria como uma barreira intransponível diante de quem lhe quisesse ultrapassar.

Era dia da celebração de seu nascimento quando o indesejável aconteceu. A bruxa má não havia sido convidada para a festa e, ofendida, chegou numa explosão esfumaçada para decretar seu veredicto:

- Ouçam bem. A Alemanha crescerá em planejamento e táticas que produzirão grandes jogadores e conquistarão destemidas vitórias. Será capaz de derrotar as mais incríveis seleções do futebol mundial, e sobre elas erguerá suas maiores façanhas. Derrotará a beleza de Puskas, de Cruijff e de Maradona, interrompendo-a no choque contra sua muralha e sua inabalável frieza, que a manterá em condições de conquistar o controle quando o adversário se deixar abalar... Vai ter o mundo aos seus pés por três vezes e sua força será admirada em todo o planeta... MAS!

Ao ressoar do "MAS", todos os presentes se assustaram, produzindo um "OOOOH" num uníssono nervoso, temeroso, como jamais se caracterizaria aquela criança ali celebrada.

- Antes do pôr-do-sol do 24º aniversário de seu último título mundial, todo o revés histórico que até então lhe terá beneficiado será usado contra ela! Então terá uma equipe com mais que força, mas também com aquela beleza que herdou das derrotas impostas às adversárias de antes! Porém, essa beleza parará nas mãos de outra muralha, erguida por uma equipe menos poderosa, e, vendo-se incapaz de superá-la, a Alemanha sucumbirá nos pés geniais de um homem franzino que desenha o futebol em aquarela, e assim chorará a mais bela e risonha equipe que pôde construir, como terão feito Hungria, Holanda e Argentina antes.

E a bruxa desfez-se no ar, em gargalhadas sonoras. Desde então, nos imponentes castelos do interior da velha Alemanha Ocidental, ouve-se o eco dessa gargalhada, e quem a percebe está em pânico desde já esperando domingo chegar.


Nenhum comentário: