quarta-feira, 22 de abril de 2015

Senhor Samba #1 - Carmen & Assis

A história do samba é repleta de personagens riquíssimos. Normalmente, não são personagens individuais, mas sim, que representam uma coletividade artística, histórica, de estilo, e muitas vezes isso se traduz numa coletividade material mesmo: um grupo de pessoas reunidas num mesmo projeto ou numa mesma comunidade.

Com os estudos que tenho feito, mesmo que ainda incipientes, já é possível identificar algumas dessas coletividades e sua obra, suas características. Quero expor essas reflexões para debate, e assim, também receber as contribuições de vocês em debate virtual. Destaco que não sou musicista, mas cantora e escritora, o que dá às letras dos sambas lugar muito especial nas minhas análises e opiniões.

Começo por uma dupla que, para mim, é até hoje das melhores produzidas pela música popular brasileira: a bem-sucedida parceria entre Carmen Miranda e seu compositor predileto, o brilhante Assis Valente.

Amo Assis Valente de paixão, pela capacidade extraordinária de abordar seus temas de forma encantadoramente original. Não é qualquer um que faz samba sobre recenseamento, mencionando, inclusive, o agente recenseador, e levando a gente em teletransporte para os anos 30. Da mesma forma, ele fala de Carnaval, do fim do mundo, do Brasil.

Amo Carmen Miranda também, uma das artistas mais reluzentes que o país produziu. Habilidade de interpretar nota mil, voz impecável, presença inconfundível. Uma revolucionária do canto brasileiro. Carmen cantando os sambas de Assis é tipo pra ouvir com o corpo todo em sorrisos.

Sugestões de sambas para conhecer o trabalho dos dois:

Recenseamento (mencionada no texto)

Camisa Listada

E o mundo não se acabou


***
Aproveito para apresentar a quem não conhece, a minha interpretação de "E o mundo não se acabou", acompanhada pelo grupo Sai da Frente:



Nenhum comentário: