terça-feira, 11 de novembro de 2014

Léo e Verônica - parte 9 de 10

- Foi por isso que me apeguei tanto à Laís... Encontrei-a logo depois, e ela era muito diferente. Não tinha essa possessividade louca, não me sugava. Fazia tudo parecer um lago de águas tranquilas. Aí eu soube o que era estar com alguém por querer, não por ser obrigado.

Léo falou olhando para aquele tempo, mais de oito anos antes. Enxergava-o tão nitidamente que não viu o terrível incômodo que provocou. Verônica aborreceu-se de imediato, em sua face lia-se com clareza que ela não acreditava no que tinha acabado de ouvir.

Era mesmo inacreditável que aquele Léo apaixonado e carinhoso tenha cedido lugar a um homem banhado a tamanha insensibilidade que fosse capaz de, naquele momento, a tal altura do campeonato, deixar escaparem aquelas palavras. E ele bebericava sua cerveja como nada de anormal tivesse acontecido.

Ela fechou a cara e quis ir embora. Não aceitou que Léo passasse a noite em sua casa e despediu-se com votos secos de boa noite. Nem um “até amanhã” acompanhou.

Léo desconfiou que sabia onde errara, e, ao deixar Verônica em casa, franziu a testa, coçou a cabeça e pensou: “estava indo tudo tão bem!”. Mas ok, haveria os próximos dias para que tudo se acertasse novamente.

Mas o dia seguinte passou arrastando-se, e nada de comunicação entre eles. Verônica ficou pensativa, calada, um pouco triste, quase arrependida por ter entrado naquela história. Recuperava os últimos meses em sua cabeça para entender onde estava o ponto de virada, não encontrava.

Enquanto isso, Léo entendia que a confusão era natural, afinal, acabara de se divorciar. Aliás, de se separar, pois o divórcio ainda não tinha saído. Sendo assim, esperou que o incômodo de Verônica se dissipasse no ar.

Sua falta de atenção foi tamanha que fez o cálculo absolutamente errado. Diante do silêncio que deveria ser pacificador, mas somente fez incendiar uma guerra interna no peito da moça, nasceu uma carta que Léo receberia em seu correio eletrônico.


Léo,

Eu realmente não tenho vocação para coadjuvante. Não vou tentar sobreviver à humanização da sua deusa, processo esse que vem se dando de forma cruel e covarde. Não sou a mesma moça de vinte e poucos anos, muita coisa mudou em mim como produto das escolhas que fiz e das surpresas que a vida me fez. Não tenho forças para competir com a idealização de mim mesma. Não tenho paciência para competir com a sombra da sua ex-esposa, que se aproxima como nuvem de chuva que não chove, mas somente coíbe o sol de brilhar.

Sendo assim, peço que não me procure mais. Viva sua pós-separação como achar melhor, viva um período de solteirice, elabore o luto que quiser em sua cabeça, com suas lembranças e seus fantasmas. Eu pensei que tivesse alguma coisa a ver com isso, mas notei tristemente que não, que nada disso diz respeito a mim. A garota que eu fui era um trampolim de onde você pôde se jogar, mas esta eu que existe agora não está nas águas onde você mergulhou.

Cuide-se. E também cuide de não ferir outras pessoas no seu caminho até descobrir o que você realmente quer da sua vida neste momento.


Verônica


Léo respondeu à carta e Verônica apagou sem ler. Sabia que lhe chegariam palavras vazias e confusas, além de perguntas e questionamentos. Era só isso que Léo era capaz de produzir mesmo. Ficava indignada de ter de responder a dúvidas que ela não reconhecia. Ele tentou telefonar e ela não atendeu.

Passados alguns dias, sem conseguir nenhum retorno de Verônica, Léo começou a ser consumido pela culpa. Não tolerava a acusação de que envolveu Verônica em sua vida de forma egoísta, até que ela fosse engolida por suas incertezas e traumas. Recusava-se a crer na imagem da deusa se esvaindo por entre seus dedos, não para tornar-se humana em seus braços, mas para escapar-lhe devido a sua incapacidade de fazê-la ficar. Onde ele tinha se perdido dela? Onde ele tinha se perdido de si?

Sofreu por semanas, sem saber bem por qual dos motivos disponíveis. Pensava que era por saudades. Não tinha fome, não tinha sono, nem vontade de sair – nem mesmo para desabafar com os amigos. Passava noites em casa, diante da TV, tentando sem sucesso ler algum livro ou estudar casos que a agência lhe passava. Queria tirar férias, não podia. Queria mudar de emprego, não sabia. Queria mudar de planeta, não havia. Estava fadado a conviver consigo mesmo, suas culpas, sua infelicidade, sua tragédia sentimental e todas as dúvidas que, por mais que ele tenha jogado no mundo, não paravam de brotar por geração espontânea dentro dele.


***
Continua...

Nenhum comentário: