segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Para nunca esquecer



Hoje, 10 de dezembro, é Dia Internacional dos Direitos Humanos. O rosto de Alexandre Vannucchi Leme neste post é para lembrar os tantos mortos, desaparecidos e torturados que a ditadura militar brasileira fez impunemente. Para lembrar que a gente ainda não sabe tudo que aconteceu. Para lembrar que muitas famílias ainda não têm notícias de seus filhos e filhas, ou pais ou mães. Para lembrar que não nos deixam saber. Para lembrar. Para nunca esquecer.

O Alexandre foi estudante de Geologia da USP, dá nome ao DCE da universidade, cuja direção tive o orgulho de integrar. Ele foi morto em março de 1973, era militante da ALN (Ação Libertadora Nacional).

Nunca vou esquecer a carta que os pais dele enviaram ao nosso DCE, aos 30 anos da sua morte, na ocasião de um evento, organizado por nós, que visava a justamente isso: não esquecer. Entre muita coisa profundamente tocante que a carta continha, eles nos pediram: "levem nos seus sonhos os sonhos dele".

Fiquem tranquilos, pais do Alexandre. Até hoje e para sempre, os sonhos dele são os meus. E nós nunca deixaremos esquecer.

Nenhum comentário: