Bastante imprudente o comentário, porque minutos depois ela foi convidada a falar de cantoras/compositoras da sua geração. Então ela não gosta das mulheres que mencionou?
Mais que imprudente, o comentário foi infeliz. Eu, particularmente, rejeito aquele senso comum de que as mulheres estão predispostas a não se gostarem, a disputarem espaço e olhares entre si. Creio que a sociedade capitalista-patriarcal em que vivemos busca nos jogar aí, e legitimar esse processo é o pior a se fazer.
Clara e Alcione
Clara Nunes era muito amiga de Alcione (não é à toa que é a voz da Marrom na versão original de "Um Ser de Luz", samba assinado pelo então marido de Clara, Paulo Cézar Pinheiro, junto com dois grandes amigos dela, João Nogueira e Mauro Duarte). E Clara tinha uma relação carinhosa com muitas cantoras do seu tempo, como Elis, por exemplo - que costumava ficar em sua casa quando ia trabalhar no Rio.
Carmen Miranda ajudou a alavancar a carreira de sua irmã, Aurora, que chegou a atingir alto nível de "notabilidade" (foi ela que lançou uma das marchinhas mais conhecidas e mais eternas, "Cidade Maravilhosa"). As duas se apresentaram juntas e sempre foram grandes amigas. Carmen tinha outras grandes amigas no meio, como Elisinha Coelho.
Aurora e Carmen
Não é difícil cantoras se gostarem, coisa nenhuma. Especialmente porque este país é repleto de cantoras que, além de belas vozes, têm energia, personalidade e estilos próprios. Adoro ouvir Teresa Cristina e Mariene de Castro e saber que faço parte de uma geração que produziu essas (entre várias outras!) preciosidades. Gosto também de ouvir as vozes de Roberta Moura e Venise Borges (cantoras da banda Mariposas, de Porto Alegre) se combinando e se completando; de ver Pâmela Amaro e Thá Gonzalez (vocalistas do bloco Turucutá, também de Porto Alegre) comandando a festa de milhares de pessoas; de ouvir em Fortaleza minha cantora predileta, Marina Cavalcante, com sua voz que parece uma flauta; do jeito da Ana Reis de cantar sorrindo (que, quando eu cheguei em Brasília, foi uma das pessoas que mais me deu dicas de como encontrar o caminho das pedras)... É muita mulher talentosa neste mundo da música!
Roberta Sá que me desculpe, mas amizade e solidariedade são fundamentais. Para todas as cantoras deste país que se gostam, eu ofereço a alegria comovente de Sá Marina, na força da voz de Elis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário